domingo, 15 de março de 2009

BASÍLIO, O PÉ DE ANJO - CORINTHIANS 1x0 PONTE PRETA - GOL




São Paulo, 13 de outubro de 1977
Eu estava lá.


Um dos gols da minha prateleira da memória. Desculpem-me os não-corinthianos, mas era um tempo em que as torcidas não brigavam no estádio. O Corinthians não ganhava um título há 23 anos, desde o longínquo ano de 1954. Era 1977, eu tinha 18, e portanto nunca tinha visto o meu time ser campeão. Morava numa república de estudantes em São Paulo, recém-chegado de Avaré. Comigo moravam mais um outro corinthiano, três santistas, um palmeirense. Naquele dia 13 de outubro, mais três são paulinos tinham chegado de Avaré, exclusivamente para assistir ao jogo. Fomos os nove para o Morumbi lotado. Todos torciam para o Corinthians ganhar da Ponte Preta, ser o campeão paulista e acabar com aquela agonia. Imaginem se hoje isso seria possível ! No mínimo os palmeirenses e são paulinos iriam engrossar a torcida pontepretana...

Era o jogo final, decisivo. E, faltando pouco mais de dez minutos para acabar, saiu o gol de Basilio, o "pé de anjo". Festa inesquecível, emocionante, a torcida invadindo o campo, gente atravessando o gramado de joelhos. Fomos para a Avenida Paulista, ao lado da nossa república, que ficava na Alameda Santos, atrás da Fiesp. A avenida toda lotada, em festa, até o amanhecer. Repleta de palmeirenses, sãopaulinos, santistas, além, é claro, da esmagadora maioria corinthiana. Festa do bem, sem depredações, sem brigas, sem tiros. Era a maior festa que São Paulo já presenciara, diziam os mais velhos. Eu, caipira recém chegado, nunca mais vi outra igual, e reitero isso mesmo agora, com memória de paulistano convertido, trinta e poucos anos depois.
E acho que nunca verei.
Pra quem quiser ver o gol, com a narração do mestre Osmar Santos, o link é

Nenhum comentário:

Postar um comentário